segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CORPO CYBORG E O DISPOSITIVO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Lima, neste texto faz alusão ao desenvolvimento cientifico tecnológico em paralelo com a idéia de corpo e das transformações possíveis através da relação simbióticas entre ambos, para isto ele destaca idéias metafóricas das tecnologias ligadas ao corpo, como: corpo hipertexto, hipercorpo , corpo genoma, corpo virtual e assim por diante.

Esta idéia é também articulada desde a decodificação do DNA, o aparecimento de vida artificial até a referência de vírus, em um processo cíclico de denominação dos conceitos entre a máquina e o biológico, e o biológico e a máquina. Sendo assim, ele evidencia o drama em identificar o humano e máquina, pois na contemporaneidade ambos estão intrínsecos.

Como destaque, é exposto o ciborgue realizando um histórico da sua existência desde aos experimentos científicos até a artificialização do homem através de uma intervenção tecnológica. Na narrativa, Donna Haraway subsidiou a idéia de ciborgue como um organismo cibernético um híbrido de máquina e homem, que rompe com os estigmas do machismo na sociedade propiciando um olhar imagético como algo sedutor, principalmente para nós mulheres.

domingo, 12 de dezembro de 2010

DISCUTINDO SOBRE: CORPOS MUTANTES




Corpo, Fragmentos e Ligações: A micro-história de alguns órgãos e de certas promessas

O texto de Tucherman aborda sobre a importância do corpo e das suas repercussões nas invenções modernas, além de investigar a sua vulnerabilidade perante as influências contemporâneas.

O corpo, elemento descrito pelo texto, é um objeto de transformação, no qual os indivíduos brincam com as diversas possibilidades de metamorfoseá-lo. Nesta perspectiva, as cirurgias plásticas, os piercing, os implantes, as drogas, entre outros são propulsores de mudanças estabelecidas pelo poder das técnicas e da tecnologia.

Para enfatizar tais questões a autora destacou o cinema como precursor deste processo, para ela esta arte definiu grandes características da vida moderna, como: O surgimento da cultura urbana; O corpo como elemento central de atenção; Reconhecimento do público; A indistinção entre a realidade e as representações; E, o salto cultural comercial.

Além dessa abordagem é enfatizada, também, a importância das Tecnologias de Imagens conseqüência de nova relação de visibilidade; As narrativas cinematográficas como forma de compreender os traços das identidades.

Assim, o cinema é destacado como lócus privilegiado de informações, o qual favorece a compreensão de um mundo imaginário se consolidando, da ficção para o real.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Identidades contemporâneas:a experimentação de “eus” no
Orkut
Edvaldo Couto e Telma Rocha
 IDENTIDADE:
Indivíduo centrado em si mesmo – visão cartesiana;
Indivíduo centrado , unificado, completo de capacidades de razão, consciência e ação. – Visão iluminista;
Indivíduo com estruturas psíquicas diferenciadas, constituídas através da relação com o outro – Visão da Psicanálise na modernidade;
Indivíduo plural em processo de fragmentação e deslocamento – Modernidade tardia;


IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS:A EXPERIMENTAÇÃO DE “EUS” NO ORKUT
  • Mutações da identidade;
  • Sujeito centrado e unificado X Descentramento do sujeito na cibercultura;
  • Identidade fluídas, dinâmicas, transitórias e potencializadas pela exposição.
  • Experimentações de diferentes “eus”.
IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS:
  • Disciplina e policiamento do sujeito;
  • Sujeito condicionados ao poder;
  • Público X Privado;
  • Liberdade fundamentada no consumo
ORKUT
Rede Social criada em 2004 com o propósito de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter as existentes;


PERFIS NO ORKUT
  • Características pessoais;
  • Características fictícias – fake;
INTENTIDADES MÚLTIPLAS, NÔMADES OU INVENTADAS :


  • Utilização de nomes de celebridades;
  • Justiceiros do orkut;
  • Clonagem de identidade;
  • Metamorfosear;
Conclusões:




Orkut é uma rede fascinante de invenção e exibição das subjetividades, de diáfanas hibridentidades.




quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Palavra Encanta

Fiquei encanta com filme ou documentário (ainda estou criando o conceito dos dois) a PALAVRA ENCANTADA.  A música brasileira é extraordinária e ouvir dos seus compositores um pouco da sua produção, trajetória e história é engrandecedor.  Vale a pena colocar no roteirohttp://www.palavraencantada.com.br/

Inlusão em rede

Há tempos venho tentando descobrir como acontece a inclusão dos deficientes em diferentes contextos. Já vi de tudo ou pelo menos achei que vi, mas agora descobrir um novo sentido as minhas descobertas, a inserção dos deficientes na web através das redes sociais. Estou encantada com abordagem, entrei em contato com alguns pesquisadores  e um deles me indicou Sandra Montardo com referência . Segue algumas das suas produçõeshttp://www.sandramontardo.com/

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

INCLUSÃO

O diferente foi sempre algo que busquei conhecer, compreender e partilhar.
Como professora sempre me questionei sobre o processo de escolarização das pessoas com deficiência. Assim, como forma de saciar meu desejo de buscar contribuir pelo mundo mais justo e com menos desigualdade é que desde 2002 venho desenvolvendo um trabalho de muito amor e empenho na APAE Salvador.
Lá de tudo faço... Trabalhei em turmas de Educação Infantil nos grupos 2 e 3. Ajudei a firmar o trato com o brinquedo e com a brincadeira, através de uma proposta curricular de uma brinquedoteca. Auxiliei os professores da Escola Especial coordenando projetos educacionais. E, hoje desenvolvo minhas funções em uma sala de recursos com a proposta de trabalhar o raciocínio lógico e plasticidade cognitiva/cerebral dos nossos alunos através de jogos de estratégias, além de cooperar com o Projeto de Intervenção Pedagógica que auxilia aqueles que ainda não conseguiram ingressar no processo educacional formal.
Concomitante a tudo isso. Penso no processo de inclusão destas pessoas em diferentes âmbitos e busco pesquisar e discutir sobre como se dá este processo.

Tecnologia e Novas Educações

30/07 - Edméia dos Santos -  Interatividade: comunicação online...
13/08 Silvana Goelllner - Sessão Integradora - o Corpo
28/08 Lynn Alves - Game




 
 


FESTA POPULARES

Viver é estar no mundo...
Sentir o povo...
Compreender os processos...
Ser gente no meio da gente.


No dia 22 de agosto de 2010 conheci uma das mais belas manifestações culturais do Brasil, a festa de São Bartolomeu, em Maragojipe no Recôncavo Bahiano.
Lá pude ver no povo o retrato da alegria e da resistência em prol a sua cultura.