quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Velhice, palavra quase proibida; Terceira idade, expressão quase hegemônica

A transição do termo velhice para terceira idade é abordada no texto de Annamaria Palácios como um fenômeno do mundo contemporâneo. A reflexão abordada refere-se às terminologias das palavras demarcando nelas as transformações sociais desta época, na qual velhice significa a degradação do ser humano, estagnação, fim de vida. E, terceira idade, contrapondo a primeira terminologia, denota existência de nova fase da vida em que há mudanças de atitudes e de valores.
Tais mudanças de nomenclatura nasceram da proliferação da indústria cosmética, as quais tem o objetivo de difundir os ideais de rejuvenescimento baseados no consumismo e nos valores da pós modernidade. Para isto, trouxe o embasamento de alguns autores como Blaikie e Flairrclough, não esquecendo também de demarcar as mudanças de perspectiva de vida populacional brasileira, o a qual gradativamente vêem ampliando perspectiva de vida.
A autora foi muito feliz ao abordar essa temática, pois a reflexão propõe aos leitores uma analise dos ideais contemporâneos disseminados através dos valores midiáticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário