A construção do saber está ligada a relação que o sujeito faz com suas experiências, com a cultura e com o mundo, nesta construção deve se analisar as mudanças sociais e suas mutações e o que ela repercute na relação com saber.
Nesta perspectiva, as TIC se destacam como propulsoras de transformações sociais e conseqüentemente educativas, Sancho (2006) destaca nas TIC três efeitos na sociedade: a alteração de interesses; mudam o caráter dos símbolos e modificam a natureza da comunidade. Sendo assim, as pessoas vivem influenciadas pelo desenvolvimento tecnológico se percebendo como agentes desta mudança.
No âmbito educacional através das suas características especificas, também ocorrem influências afetadas pelas TIC, em que Lynn (1998) questiona se a chegada desses adventos mudará a relação entre o ensinar e o aprender? No entanto, as crianças, os jovens e até mesmo os adultos são mediados pela cultura audiovisual e digital. O computador se torna um elemento atrativo, no qual favorece a habilidade para captar mensagem, construindo uma nova relação com a cultura e a construção do conhecimento.
Dessa forma, as TIC se caracterizam como elementos estruturantes do processo de aprendizagem, pois possibilitam aos sujeitos serem agentes construtores e modificadores do seu próprio conhecimento.
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