domingo, 27 de março de 2011

Tecnologias: Inerente ao humano


A relação da tecnologia com o homem é concebida de forma indubitável desde sua origem, porque através da tecnologia, o homem expressa no mundo material seus desejos e seus projetos, construindo instrumentos que ampliam suas possibilidades e responsabilidades, caracterizando assim, uma constante transformação em si e no próprio mundo, pois Pretto (2010), afirma que  as tecnologias está intimamente ligado ao mundo da subjetividade e da criatividade humana. A notoriedade desse caráter transformativo do progresso instrumental-tecnológico, e a influência que ele exerce na sociedade, estão presentes nas mudanças de postura e atitude do homem dentro desse novo contexto, no qual Lévy assegura que as Tecnologia emergem na fronteira nebulosa, onde são inventadas as idéias, as coisas e as práticas . Isto indica que a tecnologia vai além da utilização de ferramentas e equipamentos, pois sua inserção no mundo sugere uma nova cultura e um outro modo de ser e de viver.

Esta mudança evidencia-se como um marco no processo de desenvolvimento da sociedade, caracterizando sua origem, onde a “a tecnologia tem uma gênese histórica e, como tal, é inerente ao ser humano que cria dentro de um complexo humano-coisas-instituiçoes-sociedade” (LIMA JR., 2005, p. 15). Desse modo, pode-se pensar em um novo paradigma social, no qual as bases tecnológicas promovem uma nova forma de ser, funcionar, construir e conceber o conhecimento. Nesse sentido, para a educação, a tecnologia pode contribuir para uma nova perspectiva em relação à criação e a transformação. Dessa forma, um campo de possibilidades de interação social e educacional se abre, não somente através do acesso a rede de informação, mas também na relação com a cultura e com a  própria subjetividade humana.

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