quarta-feira, 6 de abril de 2011

Redes Sociais da Internet

As relações estabelecidas em uma cultura ou em um grupo social através das suas conexões são chamadas de Redes Sociais. Este termo é advêm de uma metáfora usada pelo matemático Leonard Euler na chamada Teoria dos grafos, sendo muito empregada na sociologia para analisar as estruturas sociais, contudo esta mesma metáfora também se aplica, nos estudos sobre as Redes Sociais da Internet.

O que difere de um estudo do outro é que as redes sociais são estruturas estáticas e as redes sociais da internet são mutáveis e colaborativas acessíveis a todos, se constituindo em nova cultura, a Cibercultura.
Essa relação mediada pelo computador trouxe mudanças significativas para a humanidade. Com isto muitos conceitos foram ressignificados, entre eles a noção tempo e de espaço, ou seja, com um simples clicar é possível aproximar lugares e pessoas distantes e até mesmo desconhecidas, possibilitando a construção elos. Estes elos ou nós, tanto no mundo concreto, quanto no mundo virtual se estabelece pela interação, unindo gente, unido interesse, criando mundos.

Sendo assim as redes sociais da internet: Orkut, Facebook, Twitter e tantas outras. São espaços nutridos por interesses comuns dos seus autores, neles são inseridos conhecimentos e informações que geram pontos de vista comuns e divergentes, como retrata Martelo (2001) ao descrever estes ambientes como “[...] um conjunto de participantes autônomos, unindo idéias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário