As experiências e vivências são situações ricas em aprendizagem, Para Ausubel (1978) é essencial que haja uma interação entre a nova informação (conceitos, idéias) e os conhecimentos prévios, existentes na estrutura cognitiva do estudante, desta forma tanto a crianças com síndrome ou as sem, têm sua aprendizagem baseada neste princípio. No entanto, no que se refere à aprendizagem das crianças com síndrome de Down faz se necessário esclarecer alguns aspectos importantes para seu desenvolvimento escolar, com denota o seguinte autor:
O fato de a criança não ter desenvolvido uma habilidade ou demonstrar conduta imatura em determinada idade, comparativamente a outras com idêntica condição genética, não significa impedimento para adquiri-la mais tarde, pois é possível que madure lentamente. (SCHWARTZMAN, 1999, p. 246).
Como descrito anteriormente, a criança com Síndrome de Down tem o desenvolvimento mais lento que as demais, todavia como sugere Schwartzman (1999), isso não significa que a aprendizagem não irá acontecer, visto que é necessário saber que a síndrome é caracterizada através do déficit cognitivo da criança, assim como suas características especificas da síndrome.
A aprendizagem das crianças com Síndrome de Down na escola depende da harmonia de fatores neurológicos, e das funções especificas como linguagem, percepção, esquema corporal, orientação têmporo-espacial e lateralidade. Também é importante ressaltar que além dos fatores descritos a escola exerce um fator primordial na aprendizagem destas pessoas.
Os fatores neurológicos, nestas pessoas tem aspectos diferenciados, assim como seu desenvolvimento escolar pois se para muitos o processo de alfabetização é muito comum, para outros esta perspectiva é muito distante, pois é comum observarmos na criança Down, alterações severas de internalizações de conceitos de tempo e espaço, que dificultarão muitas aquisições e refletirão especialmente em memória e planificação, além de dificultarem muito a aquisição de linguagem.
As crianças com deficiência intelectual apresentam uma considerável dificuldade em resolver situações problemas que exijam o raciocínio lógico e abstrativo, isso ocorre por que a síndrome se apresenta através imaturidade nervosa e pode dificultar funções mentais como: habilidade para usar conceitos abstratos, memória, percepção geral, habilidades que incluam imaginação, relações espaciais, esquema corporal, habilidade no raciocínio e transferência na aprendizagem.
As deficiências e debilidades destas funções dificultam principalmente as atividades escolares, no entanto vale destacar que a mesma e seu posicionamento perante o ensino destas pessoas, torna-se fator incisivo no seu processo de aprendizagem.
Entre outras deficiências que acarretam repercussão sobre o desenvolvimento neurológico da criança com síndrome de Down, podemos determinar dificuldades na tomada de decisões e iniciação de uma ação; na elaboração do pensamento abstrato; no calculo; na seleção e eliminação de determinadas fontes informativas; no bloqueio das funções perceptivas (atenção e percepção); nas funções motoras e alterações da emoção e do afeto. (SCHWARTZMAN, 1999, p. 247)
Apesar, das descritas limitações há de se pensar nas possibilidades, neste ínterim não se descarta as possibilidades das crianças com Síndrome de Down de desenvolver e executar atividades diárias e ate mesmo adquirir formação profissional e no enfoque evolutivo, a linguagem e as atividades como leitura e escrita podem ser desenvolvidas a partir das próprias experiências.
As alterações do sistema nervoso interferem diretamente no desenvolvimento global e da aprendizagem. Todavia, não há um padrão de desenvolvimento previsível nas crianças com síndrome de Down, pois este assim como para as demais pessoas, o desenvolvimento da inteligência e algo singular que não depende exclusivamente da alteração cromossômica, mas é também influenciada por estímulos provenientes do meio, todavia não como dissociar que o desenvolvimento da inteligência é deficiente e normalmente encontramos um atraso global que repercutirá em algumas áreas do conhecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário