O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo funcional e satisfatório. Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.
Pensar em situações com estas, logo se exprime pensar no prazer, na satisfação, na alegria e na felicidade. Ao relacionar estes sentimentos a prática docente supõe viabilizar novas estratégias de aprendizagem, no qual a ordem é transformar o ambiente engessado de sala de aula em múltiplos caminhos de conhecimento e interação.
O conceito de Ludicidade no cerne da academia denota muitas teorias, mas o trabalho que aqui se segue abordará através do princípio descrito por Cipriano Luckesi que a conceitua como uma experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos (1988), ou seja, é o estado de inteireza em que sujeito estabelece com as experiências vividas. E, fará um paralelo com autores como Cunha (1994), Almeida (1994), Ferreiro (1980) Marcelino (1996), que descrevem a ludicidade como uma possibilidade de brincar através de uma situação de aprendizagem.
Para refletir sobre esta abordagem faz se necessário à compreensão do descrito conceito, e nada mais elementar do que as palavras do Luckesi (1998), para ilustrar esta perspectiva filosófica:
O que é o lúdico, tenho tido a tendência em definir a atividade lúdica como aquela que propicia a “plenitude da experiência”. Comumente se pensa que uma atividade lúdica é uma atividade divertida. Poderá sê-la ou não. O que mais caracteriza a ludicidade é a experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos. A experiência pessoal de cada um de nós pode ser um bom exemplo de como ela pode ser plena quando a vivenciamos com ludicidade. É mais fácil compreender isso, em nossa experiência, quando nos entregamos totalmente a uma atividade que possibilita a abertura de cada um de nós para a vida.
O autor neste parágrafo retirado do artigo Desenvolvimento dos Estados de Consciência e Ludicidade (1988) descreve que algumas situações como dançar, conversar, escrever e brincar são situações lúdicas, desde que tenha uma entrega absoluta, no entanto ele também faz uma ressalva que mesmo sendo uma atividade lúdica como um jogo de bola, uma amarelinha e um pega-pega estas podem ter esse significado como não.
Sendo assim, através dessa abordagem, nem todos os momentos de brincadeira estão ligados diretamente ao um momento lúdico, pensando nisso é que se cogita sobre as estratégias de aprendizagem vivenciadas nas escolas e como elas se configuram a partir desta conceitualização e do conceito do lúdico como estratégia de aprendizagem sobre a forma do brincar. Para isto, são necessárias as idéias Marcelino (1996) que contrapõe a de Luckesi, salientando que aspecto lúdico esta estritamente ligada à relação do brincar:
É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver, e viver, como diz a canção... “Como se fora brincadeira de roda...” (MARCELINO, 1996.p.38).
Marcelino (1996), parte da idéia que a ludicidade tem aspecto mais abrangente e que ela esta em todos os momentos voltados ao ato de brincar. Nesta reflexão, o autor destaca que o aspecto lúdico é formador de bases para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Partindo destas premissas e analisando os aspectos entorno do desenvolvimento infantil, torna-se claro que o que mais se evidencia é o brincar, pois a brincadeira é a principal forma das crianças se expressarem. Autores como Wallon, Piaget e Vygostk , asseguram que o brincar exerce uma função ímpar no desenvolvimento infantil. Desta forma, acreditando que o espaço de aprendizagem não se resume a sala de aula e que as crianças aprendem em diferentes contextos é que se questiona esta ação no desenvolvimento das crianças e principalmente para aqueles que necessitam de ação diferenciada no seu processo de aprendizagem. Ao brincarem as crianças estão atribuindo significado as suas vivências, pois mesmos os estímulos simples que são dados aos bebês são importantes referências para o seu desenvolvimento. Quando a criança brinca a mente trabalha e desenvolve conexões elaboradas, desprezar essa linguagem é uma forma cruel de se relacionar com as crianças.
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