A inserção das pessoas com deficiências nas escolas comuns é uma realidade. A inclusão na perspectiva que descrevem os documentos, infelizmente ainda é um sonho, pois a escola ainda há muito que fazer para que a inclusão aconteça de fato.
A acessibilidade é um dos fatores imprescindível para a o sucesso da Inclusão, mas o primordial é uma atitude igualitária, na qual tenha consciência de que cada sujeito é único assim como seu processo de aprendizagem.
Trabalhar com a diversidade, não é tarefa muito fácil, visto que todos são únicos, mas quando se refere a diferentes formas de se aprender o professor se tornar um dos elementos propulsor deste processo. Pois ele é responsável pela perspectivas de aprendizado do aluno com ou sem deficiência, e para isso é necessário como descreve Mittler (2003) superar o mito da necessidade da capacitação especializada para ensinar alunos com deficiência, como também o de um “dom especial” para trabalhar com eles. É preciso, sim, desenvolver no professor o respeito pela diferença, a capacidade de perceber que a heterogeneidade presente numa sala de aula pode ser enriquecedora para o aprendizado e não algo que atrapalha o seu trabalho e que, por conseguinte, deve ser banido, como ainda capacitá-lo a atuar com a heterogeneidade.
A inclusão da criança com Síndrome de Down na educação é constante a garantia da sua aprendizagem ainda é um desafio, no entanto percebe-se que para garantir a aprendizagem destas pessoas é necessário o professor abrir mão das metodologias tradicionais de ensino e promover um olhar nas especificidades dos alunos.
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